Menu fechado

Galileu Galilei

Galileu Galilei

Galileu Galilei: Ele é conhecido como o pai da ciência moderna, teve diversas contribuições e a luneta era a sua amiga inseparável. Só podemos estar falando de Galileu Galilei, um dos precursores da mecânica newtoniana, ele possui contribuições inestimáveis para o campo científico, principalmente nas áreas de mecânica e cinemática. Galileu Galilei também defendia a teoria do heliocentrismo e quase perdeu a vida por causa disso; os cientistas posteriores a sua época certamente agradecem o empenho em defender sua teoria.

Além das contribuições teóricas, Galileu Galilei teve suas contribuições práticas. Ele além de otimizar o telescópio foi responsável por desenvolver balanças, termômetros, compassos e relógios dentro de que foi possível em sua época.

A colaboração de Galileu Galilei para física às vezes é menosprezada quando comparadas com os subsídios deixados por outras personalidades como Newton e Einstein, entretanto os conceitos deixados por ele foram fundamentais para que esses gênios pudessem contribuir o tanto quanto contribuíram. Bons exemplos disso são as ideias de movimento uniforme e de referencial inercial, que foram propostos por Galileu Galilei e são imprescindíveis para as teorias de Newton. Tão valiosos que o inglês afirma ter se apoiado em gigantes para atingir o que atingiu, e certamente o italiano foi um desses gigantes.

A biografia de Galileu Galilei

De um referencial cronológico, o ponto de partida de a biografia de Galileu Galilei tem seu marco no décimo quinto dia do mês de Fevereiro do ano de 1564, já na segunda metade do século XVI. O aquariano é originário da famosa comuna de Pisa, na Itália, que tem como ponto turístico a Torre de Pisa, famosa por sua inclinação, segundo a biografia de Galileu Galilei. Por lá ele passou sua infância e boa parte de sua juventude.

Segundo a biografia de Galileu Galilei, ele possuiu como seus progenitores o casal formado por Giulia Ammannati, sua mãe, e Vincenzo Galilei, seu pai. Oficialmente, o físico nunca se casou, todavia teve um relacionamento longo com Marina Gamba, com quem teve três filhos. Duas meninas e um menino, de acordo com a biografia de Galileu Galilei. Curiosamente, após muito tempo de relacionamento, Marina acabou por casar com G. Bartoluzzi. Suas filhas entraram para um convento e após o casamento de Marina, o filho decidiu ir morar com Galileu.

A história de Galileu Galilei

De acordo com a história de Galileu Galilei, o astrônomo demonstrava aptidões científicas desde muito jovem. Foi tido como um excelente estudante no período em que cursou a escola dominical de Vallombrosa. Seu pai o pressionou para que ele fosse a universidade, cursar medicina, o que acabou por eliminar suas pretensões de frequentar o monastério. Conta a história de Galileu Galilei que este não possuía apreço pela medicina, o que resultou no abandono do curso e o ingresso nos estudos de matemática. Seu pai não aprovava um curso de matemática e os conflitos entre eles foram o estopim para o cientista migrar em direção a Florença, onde deu sequência a seus estudos.

Onde Galileu nasceu?

A terra natal de Galileu Galilei é Pisa, que hoje pertence a região da toscana.

Onde Galileu estudou?

Galileu Galilei teve uma passagem marcante pela Universidade de Pisa, que muito contribuiu para sua linha de pensamento, mesmo que ele tenha abandonado a instituição.

Onde Galileu residia?

Ele basicamente residiu na Itália, passando por locais como Pisa, Florença e Veneza.

Segundo a história de Galileu Galilei, ele foi convidado a lecionar na Universidade de Pádua, onde ele dizia ser a melhor fase de sua vida. Lá ele podia lecionar sobre o que gostava, matemática, física e astronomia. Sendo que lá ele teve algumas de suas principais invenções e descobertas, como a descoberta do comportamento dos movimentos parabólicos, como consta em a história de Galileu Galilei.

As teorias de Galileu Galilei

A principal teoria de Galileu defendia vinha de Copérnico. O heliocentrismo, que posicionava o Sol como o centro do universo e não o planeta Terra, como o geocentrismo defendia. Galileu corroborou para a aceitação do heliocentrismo, embasado em seus estudos de astronomia, conhecimentos trigonométricos e observações com sua inseparável luneta. A Igreja Católica, com o Santo Ofício, ao longo da idade média, acabou por condenar à morte diversos cientistas, por considerar suas teorias hereges. No caso, Galileu chegou a ser ameaçado pelo Santo ofício.

As descobertas de Galileu Galilei

Algumas entre as descobertas de Galileu Galilei ocorreram em razão da otimização da luneta/telescópio. As mais simples que podemos citar são os anéis de Saturno, que hoje se sabe ser composto de uma mistura contendo diversos materiais rochosos, gelo e poeira. Os satélites naturais que orbitam Júpiter e o solo montanhoso de nosso satélite natural, a Lua, também estão entre as descobertas de Galileu Galilei no meio astronômico.

Já as descobertas de Galileu Galilei no campo da física contam com a descrição dos movimentos parabólicos e pendulares, além do estudo do movimento uniforme na cinemática. Contribuição com as leis da gravitação universal também é outro importante tópico que tange a mecânica clássica. Seus estudos voltados para a hidrostática culminaram no desenvolvimento da balança hidrostática, mais uma entre as descobertas de Galileu Galilei.

As frases de Galileu Galilei

Algumas entre as frases de Galileu Galilei são bem populares, quase que atemporais. Muitos também o consideram como filósofo. Por isso, segue algumas entre as frases de Galileu Galilei: “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”, essa frase é quase que uma saudação a ciência exata que é uma linguagem, ele representa a admiração que o físico tinha pela matemática. Já “A condição natural das coisas não é o repouso, mas o movimento.”, essa já tem um caráter muito mais científico que de admiração.

Dentre as frases de Galileu Galilei uma que especulam que ele tenha dito é “No entanto, ela se move”. Essa frase, supostamente, foi dita quando o italiano saia de seu julgamento pela Santa Inquisição. Onde ele defendia que a Terra movia-se em torno do Sol e não o contrário, como a igreja pregava. Está, entre as frases de Galileu Galilei, seria a que mais mostra sua convicção em relação ao modelo de N. Copérnico, pois ele acabará de ser julgado culpado, e teria seus livros e pesquisas censurados.

A morte de Galileu Galilei

Existem confusões a respeito do falecimento de Galileu Galilei. Após a popularização e disseminação do heliocentrismo, a Santa Inquisição convoca Galileu, que acaba condenado à prisão por tempo indeterminado, pena que seria convertida para reclusão. Diferentemente de diversos outros estudiosos, ele não foi condenado a morte, porém seus livros foram censurados. Seus últimos dias foram passados na região de Arcetri, onde era proprietário de uma casa de campo. Lá mesmo o cientista faleceu, com setenta e oito (78) anos de idade. Galileu Galilei encontra-se enterrado na Basílica de Santa Cruz, onde outros notáveis italianos descansam em paz, como: Michelangelo e Maquiavel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *