Menu fechado

Greta Thunberg

Greta Thunberg

Greta Thunberg: As questões climáticas são um tema muito recorrente nos últimos anos, e quando ele vem a tona é quase impossível não falar de Greta Thunberg. A jovem ativista sueca fico muito famosa pelo seu ativismo recentemente. Líder de um movimento estudantil que visa a proteção do meio ambiante, Greta Thunberg começou a ganhar os holofotes do mundo todo por seus protestos em frente ao edifício parlamentar de seu país, exigindo dos políticos locais mais engajamento referente as questões ambientais.

Greta Thunberg foi tão impactante para o mundo que a revista norte-americana TIME a considerou como a personalidade do ano de 2019, ao final do mesmo ano. Sendo rotulada como uma líder das futuras gerações.

Os protestos mais contundentes de Greta Thunberg talvez foram os direcionados aos líderes mundias mais importantes. Ela fez uma cobrança direta a países que não estavam cumprindo as metas estabelecidas no acordo de Paris, acordo esse que visa a diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa a fim de controlar o aquecimento global. Greta Thunberg, após suas declarações, ganhou uma legião de apoiadores ao mesmo tempo de começou a colecionar desafetos e gerar atritos com algumas personalidades mundialmente conhecidas, dentre os desafetos está o até então presidente da república Jair Messias Bolsonaro.

A biografia de Greta Thunberg

Segundo a biografia de Greta Thunberg, a jovem sueca é filha de um casal que está fortemente conectado ao mundo artístico, o que muitas vezes acaba trazendo bastante subsídios para se ter uma formação repleta de informações. Ela é fruto da união de Malena Ernman e Svante Thunberg. A biografia de Greta Thunberg diz que enquanto a mãe é uma renomada cantora de ópera local e pai é ator, que por sua vez, este último já vem de uma família ligada a arte. Logo, podemos concluir que a ativista europeia vem de uma linhagem de artistas.

Consoante a biografia de Greta Thunberg a jovem é portadora da síndrome de Asperger, além de défice de atenção e um transtorno compulsivo. Todos são perturbações, sendo a primeira responsável por um bloqueio (que varia de níveis de caso para caso) nos relacionamentos sociais podendo atingir a comunicação. O segundo é uma perturbação neurológica gera dificuldades na concentração. Já o último traz obsessões e impulsos de alta recorrência na mente do portador. Na biografia de Greta Thunberg está explícito que a jovem consegue ver aspectos positivos na sua condição diferenciada.

A história de Greta Thunberg

A história de Greta Thunberg começa logo no início dos milênio, mais precisamente no terceiro dia de Janeiro do ano de 2003, na famosa cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Ela é filha de um casal de artistas e neta de um casal de artistas também. A ativista nasceu com autismo, um transtorno mental, de acordo com a história de Greta Thunberg. Com quinze anos de idade ela começou a engajar-se na causa ambiental, principalmente no período que precediam o pleito eleitoral sueco no ano de 2018.

Onde nasceu Greta Thunberg?

A jovem ativista nasceu na capital sueca, Estocolmo, que é a principal cidade do país nórdico.

Onde Greta Thunberg mora?

Greta permanece a morar na Suécia, seu país originário, local onde estuda e teve seus primeiros contatos com causas ambientais.

O que Greta Thunberg fez pelo meio ambiente?

A jovem vem tento um papel muito importante na conscientização das pessoas na causa, ela tem um potencial enorme para atingir diversos públicos por meio de seus protestos e redes sociais.

Porém, a história de Greta Thunberg torna-se mais pública a partir de 2019. A garota era conhecida apenas no seu país de origem, mas os seus protestos começaram a ganhar força por causa do apoio de diversos estudantes, e começaram a tomar forma em diversos locais do mundo, como Alemanha, Austrália e Holanda. É nessa hora que a história de Greta Thunberg começa a ter visibilidade, a jovem ganha voz graças a tamanha adesão, e seu discurso cada vez mais impactante e com potencial de atingir novos públicos.

Como Greta Thunberg ficou conhecida?

Greta Thunbergo começou seus protestos próximo do período eleitoral de 2018 na Suécia, ele começou a diariamente protestar sozinha em frente ao parlamento, cobrando dos políticos posições mais firmes em relação as questões referentes ao meio ambiente. Após a corrida eleitoral, a jovem passou a posicionar-se apenas as sextas-feiras, que ficou conhecido como Fridays for Future. Esse movimento foi o que ganhou bastante adesão de estudantes, que simbolizam o futuro. Com maior visibilidade, ela começou a fazer críticas a personalidades mundiais que não cumpriam seus papéis com o tratado de Paris. Dentre os cobrados estão A. Merkel, V. Putin e D. Trump, respectivamente, chanceler alemã e presidentes da Rússia e EUA. O posicionamento da jovem ganhou simpatias e críticas, gerando muitos assuntos nas mídias globais.

Quem é Greta Thunberg

A questão quem é Greta Thunberg tem tons paradoxais. Ao mesmo tempo que podemos afirmar que ela é uma importante ativista não podemos esquecer que ela é uma estudante em formação. Ao mesmo tempo que ela pode ser considerada uma líder da nova geração ela também pode ser considerada uma moça em desenvolvimento. A pergunta quem é Greta Thunberg pode assumir diversas respostas dependendo do ponto de vista de quem a responde.

Ao perguntar quem é Greta Thunberg existem várias posições. Para o presidente Bolsonaro ela é uma “pirralha”, já para a renomada revista TIME é a personalidade do ano e uma das cem pessoas que mais influenciam o mundo. Para o presidente russo V. Putin ela é uma ferramenta política, já para alguns parlamentares suecos e noruegueses ela é uma candidata a prêmio nobel da paz. A pergunta quem é Greta Thunberg não tem uma única resposta.

Greta Thunberg autismo

A sueca é portadora de autismo. Durante muito tempo a desinformação atuou contra o autismo, por causa disso muitos mitos existem a respeito da doença. O autismo pode ser identificado nas crianças, e com terapias adequadas o indivíduo poderá ter uma vida normal. Existem muitos tipos de autismo. No caso de Greta Thunberg o autismo é de grau leve, e isso faz com que ele tenha um hiperfoco em sua causa, ou seja, ela é capaz de focar de maneira obsessiva em suas causas, o que por um lado pode ser bom é péssimo para o outro pois os portadores desse hiperfoco acabam por deixar muitas coisas de lado ao longo de sua vida. Um outro personagem famoso que possui autismo é Lionel Messi. Possuir autismo a torna ainda mais importante, pois sua imagem pode acabar a confrontar um outro problema social, o bullying, que muitas vezes é praticado contra pessoa que quem possuem a transtorno.

O discurso de Greta Thunberg

O discurso de Greta Thunberg visa defender o meio ambiente. A jovem no auge de seu engajamento chegou a enviar uma carta a ONU e discursar na organização. Ela não possui papas na língua quando se refere a grandes potências e quebra de acordos que visavam preservar o planeta. Não fez críticas a políticos o discurso de Greta Thunberg chegou até mesmo no mundo esportivo quando falou a respeito do tenista suíço Roger Federer, pois um de seus patrocinadores investe nos combustíveis fósseis, um dos maiores vilões do meio ambiente.

O discurso de Greta Thunberg não fica apenas nas palavras. Para mostrar que existem formas de viajar ecologicamente corretas o discurso de Greta Thunberg foi posto em prático e para participar de uma conferência sobre o clima ela cruzou o oceano Atlântico num barco que se movimentava a base de velas e painéis solares, que não agrediam o planeta. Mostrando para o mundo que existem sim alternativas para um planeta mais verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *