Menu fechado

Gustavo Kuerten

gustavo-kuerten

Gustavo Kuerten: popularmente conhecido como Guga foi o melhor tenista masculino brasileiro da história, até hoje. O atleta magricelo de cabelos cacheados e roupas deslumbrantes e exóticas, vide exemplo modelito não convencional da final de Roland Garros em 97, foi responsável por trazer visibilidade a um esporte considerado de elite no país do futebol. Embora o Brasil tenha sido o país que revelou Maria Esther Bueno para o mundo, a super campeã teve seus momentos de glória num período em que a mídia não era tão dinâmica e diversificada, então coube a Gustavo Kuerten a função de difundir o esporte no Brasil.

Gustavo Kuerten, o fenômeno do tênis masculino brasileiro é muito conhecido por sua simpatia, alegria e carinho para com todos que vão falar com ele. Ele é torcedor assumido do Avaí futebol clube, time de sua terra natal. Gustavo Kuerten também arrisca algumas manobra radicais no surf, esporte que ele aprecia muito, porém nunca foi um atleta profissional do surf. Com mais de um metro e noventa de altura, o atleta possuía uma envergadura invejável, que lhe proporcionava uma vantagem inerente em alguns confrontos.

Logo no início de sua carreira, Gustavo Kuerten teve uma ascensão meteórica. Com um título inesperado e surpreendente no Grand Slam francês.

A biografia de Gustavo Kuerten

A biografia de Gustavo Kuerten tem início no dia dez do nono mês do ano de 1976, na cidade de Florianópolis, cidade cujo nome homenageia o Marechal Floriano Peixoto e atualmente é a capital do estado de Santa Catariana. Desde pequeno, Guga era incentivado a praticar o esporte. Seu pai, Aldo Kuerten, era tenista amador e contribuía para o esporte sendo juiz de mesa. Uma das páginas mais tristes da biografia de Gustavo Kuerten foi a morte de seu pai, quando Guga ainda tinha oito anos de idade.

Quem é Gustavo Kuerten?

Guga, o Gustavo Kuerten foi um tenista tá mais alta classe do tênis mundial. Tri campeão de Roland Garros e único tenista brasileiro, masculino, a se tornar o melhor do mundo.

Quanto ganha Gustavo Kuerten?

Com tantos títulos as pessoas ficam curiosas em saber o quanto ele ganhava. O valor exato de seus contratos com patrocinadores não se sabe, mas as premiações do tênis, que é um esporte considerado de elite, se aproximaram de 15 milhões de dólares.

Onde mora Gustavo Kuerten?

Guga, após encerrar sua carreira voltou para Santa Catarina, mais precisamente Florianópolis, sua terra natal. Após rodar o mundo ele voltou para sua cidade, mas agora casado.

Outra página não muito feliz da biografia de Gustavo Kuerten é a complicação no parto de seu irmão. Durante o nascimento, Guilherme Kuerten sofreu com o pouco oxigênio. O que gerou danos cerebrais irreversíveis e em decorrência desse fato lamentável ele tornou-se portador de deficiências físicas e mentais graves. Seus treinamentos começaram aos 6 anos de idade, motivados pelo pai. Aos 14 anos, conheceu seu icônico treinador Larri Passos, que foi quem o cativou tornar-se atleta profissional, e consequentemente um dos maiores do mundo. Larri teve um papel importante na biografia de Gustavo Kuerten, pois apenas durante um ano, na carreira profissional, não foi seu treinador.

Os títulos de Gustavo Kuerten

Guga iniciou sua trilha de sucesso no tênis na metade da década de noventa, em 95 para ser mais preciso. No ano seguinte foi fundamental para fazer o Brasil acessar a primeira divisão da Copa Davis. Os títulos de Gustavo Kuerten não tardariam a vir, no ano de 1997, ele já assumia o posto de segundo melhor tenista brasileiro, atrás apenas de fininho, Fernando Meligeni que hoje é comentarista esportivo. E no mesmo ano, os títulos de Gustavo Kuerten começaram a vir. Em solo francês, Guga derrotou os últimos três compeões de Roland Garros e sagrou-se o primeiro campeão brasileiro no torneio de simples masculino. Até hoje ele pode se gabar do feito, pois continua ser o único mais de vinte anos depois.

No ano seguinte os títulos de Gustavo Kuerten continuaram vindo, porém mais discretos. Conquistou dois torneios ATP’s, torneios disputados pela elite do tênis mundial, mas nada que chegue perto do feito do ano anterior no major francês. No ano de 2000, Guga voltaria a recriar o feito histórico de 97, venceu novamente RG, em 11 de Junho, porém desta vez com mais 5 títulos no ano, se sagrou o número 1 do mundo, superou seu maior rival, Marat Safin, num ano brilhante do dois tenistas. Os títulos de Gustavo Kuerten ainda contariam com mais uma vitória na França, no ano seguinte, e outros diversos títulos de ATP’s em sua gloriosa carreira.

A fortuna de Gustavo Kuerten é sempre muito especulada. O tênis é um esporte sempre muito associado a pessoas com alto padrão de vida. Não é um esporte barato, o local de jogo tem que ter condições adequadas e não é facilmente reproduzido graças ao espaço necessário para a prática. As raquetes, muitas vezes constituídas de fibra de carbono, para torná-la mais leve, é cara e possui tempo de vida curto quando usada em jogos por atletas de alto rendimento. Por esse e outros motivos a fortuna de Gustavo Kuerten sempre entra em pauta.

A fortuna de Gustavo Kuerten não veio diretamente da família, como ocorre com muitos tenistas profissionais, embora a família tivesse uma condição relativamente boa, não nasceu com o luxo de outros praticantes do esporte. Tanto que sua família só foi acompanhá-lo em RG a partir da semi-final, quando ele já havia derrotado Yevgeny Kafelnikov, o até então atual campeão de glamouroso torneio. A partir dai os holofotes do mundo se voltaram para o catarinense que ao longo de sua carreira conquistou quase 15 milhões de dólares em premiações, mais o dinheiro de patrocinadores que surgiram de acordo com seus resultados surpreendente. Esse conjunto de prêmios mais patrocínio foi o que gerou a atual fortuna de Gustavo Kuerten.

Gustavo Kuerten e Roland Garros

O grande torneio de tênis francês, Roland Garros tem uma história particular com Gustavo Kuerten. O brasileiro foi praticamente revelado para o mundo na competição em 97, onde jovem até então desconhecido pelo público fez a façanha de derrotar os últimos três campeões do torneio em uma única edição com uma campanha incrível com 7 vitórias. Guga, posteriormente, voltaria a erguer a taça mais duas vezes no famoso saibro nos anos de 2000 e 2001, o melhor período de sua carreia e graças a RG o catarinense conseguiu se firmar como o melhor jogador do mundo ao menos uma temporada. O carinho de Kuerten pelo torneio fica evidente quando ao vencê-lo ele desenha um gigantesco coração na terra batida. A façanha de Guga é tamanha que a feito de comparação Roger Federrer, o maior tenista de toda a história tem apena 1 (um) título do torneio (embora esse retrospecto seja desfavorável ao suíço é válido lembrar que ele sempre chegou a final enfrentando jogadores considerados mestres no piso, como Rafael Nadal (12 títulos e maior vencedor do torneio, com o dobro de títulos do segundo colocado.). Guga é um dos maiores vencedores da competição, e muito respeitado no território francês.

A esposa de Gustavo Kuerten

A esposa de Gustavo Kuerten, que ela é? Que a vida de um tenista é complicada amorosamente, todos sabemos. Cada semana ele está num lugar diferente do mundo, disputando um torneiro mais glamouroso que o outro, ou treinando, ou se recuperando fisicamente para encarar um novo desfio no dia seguinte, ou correndo para pegar um avião entre tantas outras pressas a pergunta fica no ar: quem é que acompanha? Bom, fácil não é, muitas vezes para acompanhar um tenista ou uma tenista o companheiro(a) tem que abrir mão de sua carreira para ficar rodando o mundo, ou então frequenta os mesmos lugares com um(a) tenista profissional. Durante sua carreira nunca se viu a esposa de Gustavo Kuerten torcendo por ele na plateia.

E a explicação para ninguém ter visto a esposa de Gustavo Kuerten na plateia é simples. O tenista desengonçado passo a carreira toda no time dos solteiros. Isso mesmo, sua carreira foi de 1995 até 2008, e o catarinense se casou apenas em 2010. A esposa de Gustavo Kuerten é ninguém mais, ninguém menos que Mariana Soncini, uma fonoaudióloga que casou com o tenista em uma cerimônia particular na sala de troféus do campeão. Ela é cerca de 11 anos mais nova que Guga, e o casamento já trouxe ao mundo dois filhos para o casal.

Curiosidade sobre Gustavo Kuerten

Que Guga foi fantástico dentro das quadras todos sabem, o que nem todos sabem é que ele é fantástico fora delas também, o catarinense doava parte das suas premiações de cada jogo para instituições que auxiliam pessoas com deficiência física. Bem carismático, ele ganhou apelido de labrador durante os jogos olímpicos de 2016, onde trabalhou de comentarista esportivo e seu carisma lhe trouxe novas oportunidades. Infelizmente a carreira do atleta foi repleta de contusões que atrapalhavam seu desempenho, isso impediu que ele progredisse em torneios e o fez abrir mão de disputar muitos outros, e infelizmente abreviou sua carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *