Menu fechado

Isaac Newton

Isaac Newton

Isaac Newton: Certamente ele disputa com Albert Einstein o posto de maior físico de todos os tempos, mas é inquestionável que ele tenha o cargo de maior físico clássico. Estamos falando de Isaac Newton. Com contribuições importantíssimas em diversos segmentos da física clássica é quase impossível ter uma formação acadêmica e nunca ter ouvido sobre Isaac Newton ou suas invenções, leis e contribuições para o desenvolvimento da física como um todo.

As leis de Isaac Newton são os mais fundamentais princípios que regem a física clássica. A partir delas é possível desenvolver a mecânica. Elas são um dos maiores divisores de água dessa ciência, talvez só não maior do que os fenômenos que não as obedecem.

Além da física, Isaac Newton tem contribuições imprescindíveis para a matemática, como o desenvolvimento do cálculo. Embora haja controvérsias e a discussão de que o precursor foi Leibniz, e de fato a notação mais usada atualmente é a do alemão, e não a de Isaac Newton, é incontestável que o inglês apresentou suas conclusões primeiro. Muitos fatos e mitos orbitam o nome do pai da mecânica, e muito se deve a sua genialidade e personalidade forte.

A biografia de Isaac Newton

A biografia de Isaac Newton tem como seu marco inicial temporal o quarto dia do primeiro mês do ano de 1643, final da primeira metade do século XVII. Já o ponto de partida geográfico do capricorniano é a Inglaterra, mais precisamente o vilarejo de Woolsthorpe-by-Colsterworth, que compõem o condado de Lincolnshire, segundo a Biografia de Isaac Newton. É importante ressaltar que a aparelhagem científica era muito limitada naquela época, mais isso não foi impecílio para a abstração de teorias e o desenvolvimento das mesmas por parte do grande cientista.

Conforme a biografia de Isaac Newton, ele foi fruto do relacionamento do fazendeiro I. Newton, sim ele possuía exatamente o mesmo nome do pai, com Hannah Ayscough. O físico nunca chegou a conhecer seu pai, pois este faleceu durante o terceiro mês de gestação, porém a fazenda do pai permitia uma boa estabilidade financeira, o que proporcionou um bom suporte ao cientista, de acordo com a Biografia de Isaac Newton. Ainda criança, foi levado para morar com sua avó por parte de mãe, Margery A., que criou o garoto.

A história de Isaac Newton

De acordo com a história de Isaac Newton, o físico possuía uma personalidade bem introspectiva, a ponto de quase não possuir relacionamentos pessoais. Já entrando na adolescência, ele ingressou na escola, The King’s School, todavia aos dezessete anos sua mãe o levou de volta para a fazenda, com a finalidade de torná-lo agricultor, ofício que o jovem não apresentava talento nem vontade para exercer, segundo a história de Isaac Newton.

Onde Isaac Newton nasceu?

De nacionalidade inglesa, Isaac Newton é proveniente da aldeia Woolsthorpe.

Onde Isaac Newton morreu?

Isaac Newton faleceu em Kensington, que hoje pertence a cidade de Londres, Inglaterra.

Onde Isaac Newton está enterrado?

Sir Isaac Newton está enterrado na Abadia de Westminster, onde estão enterrados diversos monarcas ingleses e personalidades de altíssima importância para Inglaterra.

Dando sequência a história de Isaac Newton, sua mãe foi convencida a enviá-lo para a escola, novamente, em seus cadernos era possível notar que ele desenvolvia uma matemática muito mais sofisticada que as apresentadas em universidades na época. Ele não tardaria a ingressar em Cambridge, na Trinity College, onde completaria sua graduação com influência de pensamentos provenientes de cientistas como: Descartes, Kepler, Galileu e Fermat, de acordo com a história de Isaac Newton. Posteriormente ele viria a se tornar professor em Cambridge.

A maçã de Isaac Newton

Acredita-se que a história da maçã ocorreu em 1666, quando ele ficou isolado na fazenda de sua família devido ao surto da peste negra que atormentava a Europa. Por lá ele ficou um ano e foi o ano de 4 das suas principais ideias e teorias. Dentre elas está a lei da gravitação universal. Não há evidências de que este evento realmente ocorreu, mas diz a lenda que Isaac Newton estava sentado no pé de uma macieira, até que um de seus frutos caiu de encontro a sua cabeça. O curioso cientista após o ocorrido ficou a indagar-se a razão das coisas sempre caírem para baixo. Essa questão o motivou a propor a teoria da gravidade, em que existe uma força (chamada de gravidade), que puxa todo tipo de massa, dentro de um campo de atuação, em direção ao centro da terra.

As curiosidades de Isaac Newton

As curiosidade de Isaac Newton são muitas. O físico tão introvertido quanto genial chegou a ter uma curta carreira política. Durante três anos, ele integrou o corpo do parlamento britânico. Atingiu a nata da sociedade científica inglesa quando se tornou o presidente da Royal Society no ano de 1703, além de ter sido nomeado sócio da Académie des Sciences, que seria uma sociedade científica equivalente a Royal Society na França. Porém as curiosidades de Isaac Newton não param por aqui.

Entre as curiosidade de Isaac Newton uma bem peculiar é a disputa para apresentar primeiro o cálculo diferencial e integral. Ele e o alemão Gottfried Leibniz estavam desenvolvendo o cálculo simultâneamente, mas não em parceria. Quando perceberam a situação, começaram uma disputa pessoal para que o tempo, esforços e pesquisas empenhadas não fossem em vão, pois o primeiro a publicar receberia os créditos. Newton, com todo um aparato e apoio da Royal Society apresentou primeiro os resultados. Mas Leibniz não satisfeito, deu sequência, desenvolveu notação e tardiamente publicou seu trabalho, que era mais completo que o de Newton. Essa disputa até hoje gera discussões para saber que é o pai do cálculo. E certamente, esta habita entre as curiosidade de Isaac Newton mais interessantes.

As frases de Isaac Newton

As frases de Isaac Newton certamente são lembradas por terem sido ditas por ele. E algumas são bem inspiradoras, como por exemplo: “Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado”, ou seja, é necessário arriscar, pensar fora da caixinha para poder fazer alguma descoberta realmente relevante. “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência que qualquer outro talento”, esta destaca mais seus próprio esforço e paciência que sua genialidade. Há muitas outras entre as frases de Isaac Newton.

Todavia, a mais emblemática entre as frases de Isaac Newton é “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro de gigantes”. Aqui é possível ver a humildade em Newton, pois ele foi inspirado e buscou ideias na fonte de outros grandes cientistas já consagrados, como Galileu Galilei, René Descartes, Kepler, Fermat entre outros. Como se essa frase fosse um agradecimento a esses. Esta entre as frases de Isaac Newton, é uma das mais reproduzidas.

As descobertas de Isaac Newton

Além do cálculo e da lei da gravitação universal, que já tiveram seus espaços ao longo do texto, Newton fez outras descobertas fantásticas. Como por exemplo, na óptica ele descobriu que a luz branca na verdade não é uma luz, mas sim uma banda, um espectro, composto por 7 cores, as mesmas do arco-íris. O desenvolvimento do binômio de Newton, ferramenta matemática muito usada em probabilidade e estatística. Além das Leis de Newton, que regem a mecânica clássica e são consideradas a mais importantes da física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *