Menu fechado

Maurício de Sousa

Maurício de Souza

Maurício de Sousa: Quase toda criança brasileira já deve ter ouvido falar sobre a obra de Mauricio de Sousa, mesmo que ela não faça nenhuma ideia de quem ele seja, certamente já ouviu falar da animadíssima turma da Mônica. Um grupo de jovens liderado por uma mocinha de vestido vermelho e seu inseparável coelho azul. Essa é a obra prima de Mauricio de Sousa.

A marca turma da Mônica, grande obra ligada a Maurício de Sousa, é tão expressiva nacionalmente que quando necessário ela é usada para campanhas de conscientização de crianças.

Maurício de Sousa é um dos cartunistas mais famosos que já existiram no Brasil. Suas histórias em quadrinhos são muito populares, tanto que o autor tornou-se membro da academia paulista de letra. Os quadrinhos de Maurício de Sousa já receberam adaptações televisivas e até mesmo cinematográficas em versão live action, onde os personagens animados são interpretados por atores em um curta metragem.

Biografia de Mauricio de Sousa

A biografia de Mauricio de Sousa tem seu início no vigésimo sétimo dia do mês de Outubro do ano de 1935. O libriano é originário do município de Santa Isabel, que se encontra na região metropolitana da cidade de São Paulo, Sudeste Brasileiro. De acordo com a biografia de Mauricio de Sousa, ele desde bem pequeno teve contato com livros e em sua casa eram comuns reuniões para saraus e rodas artísticas.

Consta em a biografia de Mauricio de Sousa que ele é filho de Antônio M. de Sousa e Petronilha A, de Sousa. Embora o pai tivesse como principal ofício a barbearia ele era compositor e arriscava algumas poesias, enquanto Dona Petronilha era poetisa. Essa combinação faz com que o filho tivesse bastante contato e apreço pela arte, além de uma ampla visão cultural. Segundo a biografia de Mauricio de Sousa.

A história de Maurício de Sousa

A história de Maurício de Sousa começa a tomar seus caminhos cedo, sua mãe tentava alavancá-lo numa carreira musical, mas esse não era o dom de Maurício. Quando eles mudaram de cidade, dirigindo-se para o município de Mogi das Cruzes, ainda região metropolitana de São Paulo, ele começou a desenvolver seus primeiros traços artísticos, realizando desenhos para o jornal. Segundo a história de Maurício de Sousa.

Onde Maurício de Sousa nasceu?

O cartunista é oriundo da cidade de Santa Isabel, região metropolitana da terra da garoa, São Paulo.

Onde Maurício de Sousa viveu?

A maior parte de sua vida foi vivida dentro ou em torno da maior metrópole do país, São Paulo.

Como Maurício de Sousa criou a turma da Mônica?

Os primeiros personagens da turma da Mônica foram surgindo em ilustrações no jornal, posteriormente outros foram criados e ele fez “A Turma da Mônica”.

Dando sequência a história de Maurício de Souza, ele não conseguiu ser desenhista logo no início de sua carreira profissional, acabou por tornar-se repórter de um jornal impresso. E seus primeiros anos de carreira foram reproduzindo reportagens policiais e ilustrando as para uma melhor abstração de seus leitores, como conta a história de Maurício de Souza. Quando ele começa a fazer personagens animados para a caderneta, seus icônicos personagens começam a ser apresentados para o público, como Bidu, Cebolinha, Mônica entre tantos outros. A popularidade de seus personagens fizeram com que eles ganhassem um revistinha própria, e em 1970 surge a Turma da Mônica, que tornou-se rapidamente um sucesso pelo enorme volume de vendas, obrigando Maurício de Souza a montar um equipe de desenhistas e roteiristas para sua produção.

Maurício de Sousa produções

Apesar de o ano oficial da empresa de Maurício de Souza ter sido fundada seja o ano de 1962, muitos consideram a data de 1959 como marco inicial dela. Esse último foi o ano em que os primeiros personagens de Maurício de Sousa começaram a ser impressos no periódico tribuna da imprensa, sendo o primeiro dele o simpático cachorrinha azul Bidu, que a mais de sessenta anos marca presença em jornais, histórias em quadrinhos e animações televisivas. A empresa Maurício de Sousa produções, de modo geral, gira em torno das produções do cartunista. Ela é a responsável em licenciar os produtos oficiais, em sintetizar novos personagens, histórias em quadrinho e produções que carregam a assinatura do cartunista. Ela possui sua sede na capital paulista, São Paulo, no tradicional bairro da Lapa.

Os filhos de Maurício de Sousa

Dez são os filhos de Maurício de Sousa, sendo que muitos personagens presentes nos quadrinhos foram inspirados neles. Mônica foi a segunda filha do cartunista, e a principal personagens dos gibis dele tem seus traços físicos e personalidade inspiradas na filha. Uma curiosidade é que a filha só foi descobrir que foi a inspiração da personagem por meio de uma amiga e não pelo pai, que desenvolveu a icônica menininha do vestido vermelho. Os filhos de Maurício de Sousa foram inspirações para outros personagens famosos.

Dentre outros cartuns que foram baseados a partir de os filhos de Maurício de Sousa estão Magali e Maria Cebolinha, a menininha de vestido amarelo capaz de comer uma melancia sozinha foi baseada na filha de mesmo nome, Magali. Já a irmã mais nova de Cebolinha foi inspirada em sua filha primogênita, Mariângela. Os filhos de Maurício de Sousa inspiraram um personagem cada, alguns mais famoso outros nem tantos, mas cada filho tem seu personagem.

Personagens de Maurício de Sousa

Os personagens de Maurício de Sousa tiveram início com o cachorrinho azul Bidu, o mais antigo de seus personagens em produção, Cebolinha o menino da língua presa e cabelo levemente arrepiado é também um dos mais antigos e mais famosos personagens de Maurício de Sousa, curiosamente ele não foi inspirado em nenhum de seus filhos. O cartunista também usava amigos de infância para serem inspiração.

Chico Bento é outro dos personagens de Maurício de Sousa, o garoto que vive na roça também é um dos mais populares. Cascão, o amigo inseparável de Cebolinha é popular justamente por não gostar de tomar banho, ele é extremamente famoso e dificilmente não aparece nas ilustrações. Os personagens de Maurício de Sousa são realmente muitos, mas os mais famosos são realmente: Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Magali e Cascão.

Maurício de Sousa Autismo

Maurício de Sousa tem um importante papel para conscientização e inclusão de pessoas portadoras de autismo. No ano de 2001 ele elaborou o personagem André, que é portador do autismo. Com esse personagens o cartunista foi capaz de alertar os pais sobre a importância dos diagnósticos e as procedências mais adequadas que devem ser tomadas quando ela é identificada. A inserção desse personagem em suas histórias também contribuem para a inclusão social de quem possui autismo. Como a maior parcela de seus leitores são as crianças, elas já crescem com o conceito de inclusão e acabam tornando-se pessoas mais conscientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *