Menu fechado

Wassily Kandinsky

wassily kandinsky

Wassily Kandinsky: Nascido ainda no século XIX o artista não teve a arte como o primeiro ofício, embora tenha sido por causa dela que ele ganhou fama e notoriedade. Wassily Kandinsky é considerado por muitos como um inovador da arte abstrata. Mesmo sendo originário da Rússia, o artista obteve as nacionalidades Alemã e Francesa.

Wassily Kandinsky chegou a lecionar num curso de arquitetura na Alemanha, porém com a ascensão nazista foi necessário mudar-se para a França, onde também conseguiu nacionalidade.

Wassily Kandinsky foi graduado em direito, foi muito bem sucedido e reconhecido na área, a ponto de ter a honraria de assumir uma cadeira como professor universitário. Wassily Kandinsky iniciou sua trilha no caminho da arte relativamente tarde, por volta dos trinta anos de idade deu partida em seus estudos artísticos. Nessa época ele mudou-se para Munique onde pode ingressar na faculdade de belas artes local. Lá passou quase duas décadas vivendo continuamente, até que viu-se obriga a retornar para Rússia com o início da primeira grande guerra.

A biografia de Wassily Kandinsky

A biografia de Wassily Kandinsky começa na cidade de Moscou, Capital Russa, no décimo sexto dia do mês de Dezembro do ano de 1866. Resultado da união do casal Lidia T. Ticcheva e Vasily S. Kandinsky. Seus pais músicos, fato esse que fez com a arte estivesse presente em a biografia de Wassily Kandinsky. Ainda muito jovem, por volta dos cinco anos de idade ele teve que superar o divórcio de seus pais, com isso acabou indo morar com sua tia em Odessa.

A biografia de Wassily Kandinsky diz que ele continuo tendo contato com a música, pode acompanhar aulas particulares de música, e apaixonou-se pela arte. Todavia, ele não pode dedicar seus estudos com a arte de imediato, pois acabou aceitado a imposição da família em estudar direito, na Universidade de Moscou, aos vinte anos de idade. Dando sequência a biografia de Wassily Kandinsky, ele graduou-se e seu desempenho fabuloso o fez ganhar uma bolsa para estudos etnográficos. E posteriormente casou-se com sua prima.

Como Wassily Kandinsky se tornou artista?

Próximo dos trinta anos de idade, com uma carreira já consolidada no mundo jurídico e atuando na diretoria de uma editora, Wassily presenciou uma exposição artística na qual haviam obras do artista impressionista Claudio Monet, o que fez com que ele tomasse uma decisão muito difícil na sua vida, largar a sua consolidada carreira jurídica para poder ser artista, pintor. E assim o fez. Recusou o cargo de magíster universitário, na área de direito, e mudou-se para Alemanha. Onde estudaria na Faculdade de Belas Artes, na cidade do Munique, já muito renomada. Tomando uma decisão sem volta de dedicar-se a arte

Onde Wassily Kandinsky estudou?

Ele teve dois lugares de destaque no estudos. O primeiro na Universidade de Moscou, cursando direito e na Academia de Belas Artes, em Munique, onde pode finalmente estudar artes em si.

Onde nasceu Wassily Kandinsky?

Ele nasceu na Rússia, na capital Moscou, porém passou boa parte da infância onde hoje é a Ucrânia e posteriormente morou na Alemanha e França.

Por que Wassily Kandinsky é considerado o pai do abstracionismo?

Wassily não aderiu ao abstracionismo de imediato, ele tornou-se abstracionista ao longo de seus estudos, e desenvolveu sua técnica a fim de trazer liberdade a arte, a capacidade de ser representada sem elementos significativos.

A arte de Wassily Kandinsky

A arte de Wassily Kandinsky não se resumia a seus quadros, ele também compôs literatura. Como tinha bastante talento com as palavras, pois já era formado em direito, Wassily podê ter êxito em seu livro “Do espiritual na arte”, nessa obra ele explica e relação das cores e semblantes, que podem servir de canal comunicativo, segundo o autor, sem referenciar-se ao objeto. A arte de Wassily Kandinsky é ligada ao estudo espiritual que o autor fazia.

A arte de Wassily Kandinsky de início eram mais convencionais, senso possível reconhecer elementos representados em seus quadros. Porém, com o avanço de seus estudos artísticos a arte de Wassily Kandinsky começou a ganhar contornos diferentes, ou melhor começou a perdê-los cada vez mais. O que para o mundo artístico foi maravilhoso, pois ele tornaría-se o pai de um novo movimento, no qual há a necessidade de abstrair a mensagem dos elementos lá representados.

O movimento de Wassily Kandinsky

O movimento de Wassily Kandinsky é o abstracionismo. Esse estilo de arte se encaixa no modernismo, a técnico rejeita o uso de figuras representativas, ou seja, não há imagens que podem representar algum elemento concreto do mundo real. O movimento de Wassily Kandinsky foi originado de um estudo do autor que queria relacionar os efeitos causados pelas cores alinhados à música, desenvolvendo assim o abstracionismo.

Essa novidade, o movimento de Wassily Kandinsky é um movimento de vanguarda, ele é intencionado a entrar em detrimento com padrões estéticos vigentes. Essa ideia de cortar relações com padrões já consagrados não se deu exclusivamente no campo da pintura, outras formas de arte, como a literatura, trilharam caminhos análogos ao caminho de o movimento de Wassily Kandinsky. Este tipo de arte é bem subjetiva, ela não pode ser digerida cruamente, necessita da colaboração de quem a aprecia.

Como Wassily Kandinsky ficou conhecido?

Wassily Kandinsky ficou mais conhecido entre o final da primeira década e o começo da segunda década do século XX, ele já fazia seus estudos de cores e as relacionava com música, ele lançou seu livro “Do espiritual na arte” nessa época, onde trazia algumas conclusões que tirara de seus estudos. Sua arte ganhou bastante visibilidade quando começou a impactar por romper com estilos já consagrados. Wassily nem sempre foi abstracionista, como já dito, seus estudos o tornaram abstracionistas. Ele possui obras com objetos significativos representados na tela, mas não são tão populares como as obras em que ele pode elaborar a técnica de seu movimento vanguardista. Falaremos um pouco de suas obras a seguir.

As obras de Wassily Kandinsky

Dentre as obras de Wassily Kandinsky iramos dar preferência as abstratas. “Primeira aquarela abstrata” essa é a obra que abre as portas do mundo abstrato de Wassaly Kandinsky. Ela é considerada a primeira obra abstracionista do artista. Nela os traços tomam formas inesperadas e não é possível identificar nenhum objeto significativo nele. Entre as obras de Wassily Kandinsky ela pode até não ser considerada a mais famosa ou melhor, mas certamente é a mais importante.

Outra dentre as obras de Wassily Kandinsky é “O quadrado negro”, com as ideias bem maduras em sua mente, a obra não tem tanto drama outras posteriores, nela é possível encontrar traços de outros movimento vanguardistas, como o cubismo, no caso desse quadro é possível interpretar formas naturais por trás de figuras geométricas presentes na tela (o movimento cubismo está dentro do modernismo). Para finalizar as obras de Wassily Kandinsky vamos comentar um pouco sobre “O arrojo moderado”, esse foi literalmente a última obra do autor, ela foi feita em território Frances, e as cores destoam um pouco das cores vibrantes de costume do artista, mas não destoa de seu movimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *